sábado, março 30, 2013

Sete anos a blogar!

Sete anos de artigos e, modéstia à parte, de enorme qualidade, sete anos onde eu mudei imenso e o mundo, o país onde sempre estive mudou ainda mais.

A nível das novas tecnologias, e como fã de internet na altura a moda eram os blogues, e a curiosidade em explorar mais este mundo foi mais que muita. Na altura, wireless, facebook, ipad, pareciam realidades bastante longínquas, pelo menos em relação à sua afirmação global, sobretudo, o último mencionado apareceu apenas há três desenvolvido pela Apple. E estávamos longe de imaginar que o seu criador máximo, Steve Jobs já não estivesse entre nós. E que um tal miúdo de Mark com um apelido difícil de pronúncia, se tornasse numa das pessoas mais ricas do mundo com a criação de uma rede social. Mas afinal também quem poderia dizer que seria possível ver porn no telemóvel, enquanto se faz uma viagem de Autocarro de Lisboa a Vilamoura? Pois é isto mudou e não foi pouco. E não me digam que nunca usaram o telefone para ver porn, afinal para que mais serviria?

Já a nível político, a mudança não foi assim tanta e num dos artigos intitulado de "Ditadura 07", mencionei que o país estava estagnado numa ditadura económica e social. Ou seja, eu apercebi-me disto, há seis anos atrás em 2007, ainda antes da crise, e na altura tinha uns vinte anos, o que só me me faz ter a certeza absoluta de que o nosso país desde sempre foi comandado por um conjunto de incompetentes, se uma pessoa ganha o salário minimo e por ano tem um rendimento anual de 6000 euros, nunca na puta da vida pode comprar um mercedes dos novos, é simples. E em Portugal, onde já viu um político da AR  a andar de Clio, uma afirmação muito recente de Carlos Zorrinho do PS.

É este o legado que nos foi deixado, um país na miséria e a cada dia que passa mais perto da bancarrota, e mais triste ainda aos anos que perdemos a nossa soberania. Se Dom Afonso Henriques fosse vivo, muito provavelmente tinha uma placa a dizer vende-se no castelo de Guimarães e transferia o dinheiro para uma conta off-shore para as Ilhas Caimão. E a questão de Chipre? A Europa que tanto receia o efeito dominó aplicou aquele tipo de medidas aos cipriotas? Coitados!!! Ficou claro que a UE é um projecto que não funciona a mais de 15, e os resultados estão à vista, com os alemães a tentarem safar-se e a comandarem tudo e todos.

Assim sendo que solução temos para o nosso Portugal? Temos duas:

1) Inventarmos uma máquina do tempo e nunca aderirmos à moeda única. Sim lembro-me de um país que era uma tristeza nos finais dos anos 80, sim recordo-me disso. Poucas infra-estruturas, um país bastante atrasado a nível de competências dos seus cidadãos, um país que estava no seu cantinho, a nível internacional pouco ou nada conhecido. Sim é verdade, a UE deu-nos muitas coisas, deu-nos auto-estradas, deu-nos a Expo 98, deu-nos uma série de merdas que fizeram com que fossemos menos matarruanos e porque não dizê-lo, soube bem (nem que fosse por instantes) sermos "ocidentalizados", no acepção geral do termo, ou não tivéssemos, ironia das ironias, o ponto mais ocidental da Europa continental, mas nem o Cabo da Roca nos trouxe boas previsões. Sim soube bem ir a Espanha comprar uns caramelos sem parar na fronteira, sim soube bem ir a Ibiza apanhar um solinho e beber um copito sem ter de trocar dinheiro. Mas e o lado negativo da coisa? Agricultura, nem vê-la, sempre dependentes dos espanhóis e dos franceses, a má gestão dos fundos europeus que na maioria dos casos ou eram mal aplicados ou nem sequer eram utilizados e voltavam para trás, no fundo foi como dar a um miúdo umas bolachas e afinal ele nem estava assim com tanta fome, fez birra e a mãe lá lhe comprou a caixa, mas depois apenas tirou duas e o resto passou do prazo, já estavam estragas e foram para o lixo.

2) Podemos culpar a UE, sim podemos, mas acima de tudo temos de responsabilizar aqueles que nos colocaram nesta situação e todos aqueles que nos governaram desde a Revolução dos Cravos têm de ser punidos, e em vez de serem comentadores do país que deixaram na penúria têm de ser julgados pelas entidades competentes, e em último caso serem presos. Isso aconteceu na Islândia, porquê não aqui? AH!!!!! SOMOS LATINOS!!! SOMOS DO SUL, e assim vamos ficar para sempre, a ser roubados e impávidos e afinal o povo é sereno, é sereno.

E assim termino, um pouco à deriva, à imagem do país.

Sem comentários: