terça-feira, julho 21, 2009

A beleza das Faculdades Portuguesas.

Este último semestre de faculdade, no geral nem está a ser mau de todo. Pois começou pessimamente. Contudo, ainda não posso fazer um balanço geral pois ainda me falta saber o resultado de algumas cadeiras. Mas posso desde já adiantar que o ensino superior anda dominado por bodes. SIM por BODES.

Isto porquê?

Porque eu pensava que era avaliado pelas minhas capacidades e não pela forma como me visto ou por divergir dos professores. Se eles preferem o preto e eu acho que o vermelho é sem dúvida uma cor mais estupenda, isso é motivo mais que suficente para levar uma boa ripada mesmo no pescoço. Não mata, mas mói. Já chega, é demais. A melhor forma para sobreviver no mundo académico é estar CALADO. Para aqueles que se iniciam agora nessas lides ou que por lá permaneçam, calem-se. Não vale a pena dizer que o Aimar rende mais a playmaker, se eles dizem que ele é ponta-de-lança que o seja.

Parece que ainda me lembro das minha aulas de estatistica do 1º ano, ao que a professora diz que 5,4 arrendondado dá 6. Espetáculo!!!!! E eu a pensar que era 5. Será que os arrendondamentos por defeito sabiamente ensinados no 5º ano não servem para nada? E andamos a pagar 500€ por semestre para isto?

Tanto para mais estando num curso de ciências sociais e humanas, tem de se ter em conta que certas perguntas podem ter mais do que uma resposta. Afinal não estamos em ciências exactas onde 2-1=1. E isso é assim tão dificil de perceber? Até se pode nem concordar com o que foi dito, mas se soubermos defender e explicar o nosso argumento com base noutras teorias que são reconhidas por outros autores, porque não aceitar essa mesma opinião?

Mas este Desabafo/Critítica dirige-se sobretudo à nova vaga de professores, alguns recém-licenciados, que confesso nem sabia que podiam dar aulas, e secalhar até nem podem... Mas denominam-se a si mesmo de doutores e que de doutores não têm nada. Como diria um grande senhor: "Deviamos nascer todos doutores e depois iamos ao longo da vida perdendo esse estatuto". Acreditem que os infantários iam estar cheios.

Apenas deixar um "pequeno" parentêsis... ainda este semestre tive um professor que meteu um puto a dar aulas, ou seja, o professor principal da disciplina deu um mês de aulas, nem tanto... depois pôs o seu pacófio a dar aulas, para mais sendo uma disciplina que ia da Antiguidade Clássica ao século XXI, umas aulas davam-se coisas antes de Cristo, outras coisas super actuais e que tal um fio condutor da matéria e organização? Quem ler este parágrafo sabem muito ao que me refiro. E estimo bem que se fodam esses dois senhores, um que é um excelente professor mas cagou bem de alto para os alunos e o outro... o outro coitado, não sabe nada da vida e ainda tem muito que crescer, sobretudo, porque no mundo real há pessoas e temos de saber lidar com elas, as pessoas não são livros. Um professor universitário tem, assim, de saber lidar com os seus alunos, tenham a idade que tiverem. E marcar desde o início, perante a turma a forma como deve ser tratado. Não é chegar lá e dizer tratam-me pelo nome próprio e depois andar-se a armar aos cágados. Isso só denota falta de segurança e acima de tudo de confiança. Se não tem essas caracterisiticas há muitas ruas pa varrer.

Estes são apenas alguns desabafos. Mas como tudo na vida, nem tudo é mau e tive o prazer de ter professores fantásticos, curiosamente os mais velhos, o que também não deixa de ser curioso. A esses não posso deixar de desejar as maiores felicidades, apesar da moda de por os "putos" a dar aulas, afinal antes de andar é preciso gatinhar, pensem nisso.

E é esta a nova era que se inicia no ensino superior e meus amigos não vai ser fácil, já que os egos, esses são mais que muitos e parece que a moda do rei na barriga veio para ficar, são umbigos repletos de reis tiranos que têm a faca e o queijo na mão e nós? Nós temos de levar tudo na BOA. Se não, não dá.



POR ISSO DIGO: CHEGA DE LEVAR PIÇADAS

2 comentários:

Tacuara disse...

MEGA REVOLTA!

REVOULUÇÃO! FASCISMO NUNCA MAIS :D

PS - Piçadas na boca? Hum....

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu